O que foi que aconteceu?… com a música popular brasileira?…, parte 2

Vasculhando as ferramentas do WordPress, percebo que o segundo tópico mais visitado deste blog é a reprodução em pingue-pongue da entrevista feita com o pesquisador Jairo Severiano (o mais visitado de todos, até aqui, é aquele que fala sobre uma série de CDs de iê-iê-iê). Mas percebo também que nunca reproduzi aqui a reportagem de CartaCapital que resultou daquela entrevista e que tem tudo a ver com aquela discussão. Pois então, que nunca é tarde para fazê-lo:

MÚSICA POPULAR?

POR PEDRO ALEXANDRE SANCHES

Era uma vez uma sigla chamada MPB. Designava uma tal “música popular brasileira” e se tornou moeda corrente a partir dos anos 1960, quando adotada por toda uma geração universitária de compositores, cantores e admiradores. Décadas adiante, a sigla pouco a pouco se encastelou. Isolou-se de gêneros supostamente “inferiores”, blindou-se como num condomínio fechado de bairro nobre. Entrou em crise, até de identidade. Quem faria a MPB de 2008? O rococó Djavan ou a simplória Banda Calypso? O bissexto João Gilberto ou a onipresente Ivete Sangalo? O que seria MPB em 2008? O banquinho-e-violão em redutos exclusivos do eixo Rio-São Paulo ou o pop que corre por fora da indústria e lota arenas nas periferias do Brasil? 

A resposta seria tudo isso ao mesmo tempo, caso a sigla MPB tivesse resguardado o alcance do pomposo nome composto. Talvez não seja quase nada, tal é a tendência ao confinamento que passou a acompanhar os termos “música”, “popular” e “brasileira”, quando colocados lado a lado. “Criou-se esse termo MPB como se fosse um tipo de música, o que acho inadequado, apesar de estar consagrado”, afirma o historiador cearense Jairo Severiano, autor de um livro recém-lançado que, por sinal, leva no título o termo fatídico, Uma História da Música Popular Brasileira das Origens à Modernidade (Editora 34, 504 págs., R$ 64). “É uma sigla. Deveria ser usada para designar a música de qualquer gênero, moderna ou antiga, boa ou ruim. Mas passou a ser a música popular brasileira de elite.” 

Hoje automático, o uso da expressão perde de vista o fato de que a sigla é uma invenção, e que nem sempre houve sentido em usá-la, ou mesmo em discriminar a música entre “popular” e “erudita”, como se fossem pólos opostos, incompatíveis. O estudo de Severiano parte do compositor mulato Domingos Caldas Barbosa, cantor de modinhas e lundus para a aristocracia de Portugal nos anos 1700. Não era rotulado de “popular” ou “erudito”, mas, como relata Severiano, atraía manifestações iradas como a do historiador português Antônio Ribeiro dos Santos: “Eu não conheço um poeta mais prejudicial à educação (…) do que este trovador de Vênus e Cupido”. 

Segundo Severiano, a querela entre “populares” e “eruditos” já era pronunciada na década de 1930, época de avanço do cinema falado, rádio, disco e a primeira grande geração de músicos “populares” no Brasil, de Silvio Caldas e Carmen Miranda. “Fui adolescente nos anos 40, e na minha família havia um preconceito terrível contra a música popular, como havia na classe média e principalmente na alta. Só consideravam música o que era de concerto. Esse ente já nasceu com a conotação de inferioridade perante a música clássica.” 

Espezinhada pelos ditos “eruditos”, a música “popular” iniciou sua própria trajetória de elitização em 1958, com o surgimento da bossa nova. Tom Jobim incorporou Villa-Lobos, João Gilberto absorveu o jazz e os universitários dos anos 60 deram partida à sigla MPB, que mais tarde hostilizaria subliminarmente subgêneros “menores”, como samba, rock, música caipira ou romântica. A consolidação de guetos levou criadores e consumidores a fazerem vista grossa a “detalhes” fora de lugar nas gavetas classificatórias, como a sofisticação contida em gêneros “populares” como samba e choro, ou a banalidade inerente a muitas letras da bossa nova. 

De acordo com Severiano, muito da MPB operante ainda hoje tem raízes no samba-canção dos anos 50, em duas vertentes cada vez mais distanciadas uma da outra. A “moderna” nasceu da obra então acariocada do baiano Dorival Caymmi e de nomes como Lúcio Alves e Dolores Duran. Originou a bossa nova, que derivou para a canção de protesto, a tropicália e a MPB. A vertente “tradicional”, de autores como Herivelto Martins e Lupicinio Rodrigues, seguiria com os cantores Anísio Silva e Altemar Dutra e redundaria, segundo ele, na música “cafona” e “brega” das décadas seguintes. 

A distinção oculta um curioso paradoxo. Cafonas e bregas (e sertanejos, pagodeiros, axezeiros, funkeiros) formulariam a música efetivamente mais difundida do Brasil. Mas o termo “popular” seria seqüestrado por segmentos primeiro mais sofisticados, depois mais herméticos e por fim menos populares. 

Diretor da gravadora paulista Trama, João Marcello Bôscoli sai em defesa do “P” de MPB: “Entendo o termo ‘popular’ não como comercial ou de massa, mas como não erudito. É sabido que a maioria dos artistas da MPB não tem compromisso em construir hinos à multidão”. 

Ele lamenta a dissolução da sigla: “A bossa nova foi feita e depois não houve prosseguimento. O mesmo aconteceu com a tropicália. A indústria fonográfica perdeu a bossa e a tropicália, e também a MPB. Mas a indústria não é diferente do resto do País. Somos um país que não consegue construir”. E defende a permanência do termo: “MPB é um nome legal, embora hoje lembre música de festival, ou sofisticada, feita pela elite daqueles artistas que a gente sabe quais são. Mas vale a pena pegar a sigla e jogar fora? Só se vai gastar dinheiro para criar outro nome”. 

O jornalista e escritor paulista Zuza Homem de Mello sustenta que são menos distintos atualmente os limites entre MPB e música clássica: “A barreira é muito menor. A música de Luiz Tatit ou Guinga aproxima-se muito mais da de Villa-Lobos ou Radamés Gnattali que daquilo que hoje tem apelo pop, que é Ivete Sangalo, Ana Carolina. A atração delas é numa outra região, às vezes você nem sabe o que as letras querem dizer”. 

Ele situa a MPB perto do jazz, como música para ser ouvida, e não dançada. E mais ligada, talvez, dos gabinetes que das multidões. Outro paradoxo, pois o jazz nasceu dançante, “popular”, como o próprio Zuza esmiúça em Música nas Veias (Editora 34, 360 págs., R$ 46). A MPB talvez repetisse esse destino, de lenta viagem da explosão comercial à conversão em peça de museu. E os salões que já tocaram jazz, gafieira e rock hoje tocam funk e tecno. “A música dançante sempre foi mutante. O que é hoje não será amanhã”, avalia. 

O antropólogo Hermano Vianna reflete sobre a elitização da música “popular” com indagações: “Será que a MPB não faz mais canções populares? Mas, se o CD da Vanessa da Mata é MPB, aquela canção com Ben Harper (um pop de alta rotação no rádio) não é popular? E será que MPB significa alguma coisa ainda? Significa o quê?” E arremata: “A quem interessaria uma definição clara de MPB? Às lojas de discos que não mais existem?” 

A cantora Olivia Hime, diretora da gravadora carioca Biscoito Fino, diz receber diariamente cinco discos de jovens que afirmam fazer MPB. “Querem dizer que fazem música nos moldes de Chico Buarque e Edu Lobo, e não axé, rock ou hip-hop.” Ela reconhece os paradoxos da sigla: “É contraditório. Essa música passa a não ser popular, pois não é mais cantarolada”. 

Para quem não se ajusta bem aos cânones da MPB, o sentimento parece ser de inadaptação. “Existe uma separação, né?”, pergunta a compositora e cantora carioca Teresa Cristina, próxima ao samba. “Leio em notinhas e pesquisas por aí, ‘Chico Buarque, compositor’, ‘João Nogueira, sambista’. ‘João Bosco, compositor’, ‘Nei Lopes, sambista’. Quem escreve nem se dá conta da separação.” Preocupada com a música feita mais “para separar” que “para unir”, acrescenta: “Sinto que há uma resistência de assumir o samba como MPB, que as pessoas gostam dessa divisão como idéia de sofisticação. ‘Tal coisa não é mais samba, virou MPB porque se sofisticou’”. 

“Essa sigla me incomoda muito, porque o Brasil que vejo é muito diferente. A MPB vende um Brasil que não é o Brasil, com papel celofane, sofisticado”, reivindica o paulista Leandro Lehart, ex-integrante do grupo de pagode Art Popular e entusiasta da mistura de samba com outros gêneros. “MPB é como se fosse um clube, a que algumas pessoas têm acesso e outras, não. Ouvi de radialista que minha música não toca em rádio de MPB porque sou pagodeiro, ‘as pessoas vão se incomodar de ouvir aqui’. Não faço questão de fazer parte dessa sigla, ela não acrescenta nada. Meu trabalho é popular, de massa”, afirma, do alto de agenda de shows lotados Brasil afora, nos quais vende o CD Mestiço, lançado artesanalmente, sem gravadora. 

“Minha geração usou o samba porque pandeiro é mais barato que bateria, um cavaquinho custa menos que um contrabaixo. Sou fã de Raul Seixas, James Brown, Djavan, e economizava para comprar os tamborins de plástico que o Mappin anunciava na tevê”, completa, remetendo à cisão social por trás das músicas. 

“Nunca na minha vida usei esse termo. Podem me colocar em qualquer outro lugar, só não quero me localizar na MPB”, afirma o paulista Luiz Tatit, cantor, compositor, acadêmico e escritor. Autor de música elaborada na tradição de Noel Rosa e Lamartine Babo, ele explica a aversão ao termo: “Para mim, MPB tem uma conotação muito conservadora. Denota algo que parece de qualidade, mas é estéril, porque não pode se misturar, não pode ser rap, nem reggae, nem rock”. 

Refere-se a uma “atitude erudita” no topo da MPB e faz ressalvas ao modo como se costuma discriminar canção “sofisticada” de “comercial”. “A música brega é muito mais acessível e tem sempre um grande público, uma perenidade absoluta. A MPB se encaixa num segmento de elite, como se fosse mais elaborada. E não é, porque, quanto à melodia, é tudo mais ou menos a mesma coisa. A avaliação da qualidade muitas vezes está fora da música, é ideológica.”

Zuza Homem de Mello faz avaliação de ouvidos abertos ao futuro: “Tenho notado que, no interior do Brasil, há manifestações de jovens voltados à música local, ao folclore, de uma seriedade incrível. São violeiros de um preparo técnico como nunca vi antes. No Rio e em São Paulo, vivemos cercados, numa redoma, e não vemos nada disso”. 

O campo de força da chamada “qualidade” musical foi tensionado de modo dramático pelos tropicalistas de 1968. “Minhas tias diziam: ‘Esse negócio de vocês não é música, é ritmo’. Para elas, éramos a barbárie”, diz o baiano Tom Zé. E lembra um episódio do festival de 1969: “Tínhamos o gosto pela música caipira, que não se podia contar a ninguém. Quando eu e os Mutantes fizemos 2001, uma música caipira moderna, ela foi apaixonadamente odiada por Hebe Camargo. Ela não podia nem ouvir, porque era o passado que não queria lembrar. A platéia reagiu como Hebe, e 2001 teve primeiro lugar no júri e último no júri popular”. A dissociação acontecia também na cabeça do público, que afinal podia rejeitar 2001 porque era “caipira”, ou porque era “moderna”, ou por ambos os motivos, espalhados por um salão onde a música tentava simular uma democracia, em plena ditadura. 

Dois anos antes, em 1967, o bossa-novista Sérgio Ricardo quebrara o próprio violão durante a apresentação do samba Beto Bom de Bola, vaiado por uma platéia participativa e radical. Era tempo de guerra e, como assinala Tom Zé, “pela teoria da guerra, países vizinhos sempre brigarão”. A MPB iniciava a viagem da glória ao gueto e os estilhaços das batalhas de então se fazem sentir no território de facções beligerantes que em 2008 a música brasileira ainda não consegue deixar de ser.

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10 Respostas to “O que foi que aconteceu?… com a música popular brasileira?…, parte 2”

  1. guto Says:

    Perfeito seu texto . Mas como fazer para escapar dessa armadilha, né Pedro? Vira e mexe e todo mundo falando (bem ou mal) dos mesmos. Queria até te dar um “puxão de orelhas”: Na pénúltima Carta Capital vc escreveu uma notinha do Luiz Melodia que gravou um acústico… Ah pára de falar deles… Você com um espaçozinho mínimo… Sou suspetíssimo pois sou produotr cultural mas fiquei de bode docê… Na boa…
    Abraço

  2. Josué Ribeiro Says:

    Caro Pedro
    Sempre estou ligado no que você escreve, e como sempre me inteirando cada vez mais da confusão que rodeia a sigla MPB, que para mim não existe há muito anos. Escrevo no meu blog Música Popular do Brasil ha 4 anos e recentemente fui convidado para escrever no site do jornal carioca EXTRA, um blog dedicado à música popular, denominada pelo jornal de MPC (mÚSICA QUE O POVO CANTA), acredito realmente na mutação da música e principalmente dos rótulos. Não posso deixar de dizer que essa gente mais velha, das antigas, estão sempre procurando impor um viés elitista na música, o que é uma bobagem, mais uma forma de sustentar o preconceito com os estilos e intérpretes. Realmente fica mais difícil entender o Brasil, se formos procurá-lo nas letras do senhor Chico Buarque, fica mais próximo da nossa realidade ouvir as poesias sociais de Odair José, ou prestar mais atenção no que vem das periferias do Brasil.
    abraços em todos.

  3. maneco Says:

    EU acho que qualquer música produzida no Brasil q tenha um caráter mais voltado pro popular, q não seja clássico (pois erudito o popular tb pode ser), pode ser chamado de MPB, numa boa, pq não? de Odair José a Chico Buarque, de funk carioca a bossa nova…essa coisa de sofisticação, de elite, é td bobeira…quem faz isso, tanto os caetanos, qt os pagodeiros, faz sem pensar sobre o assunto…

    realmente ligaram esse termo, MPB, sempre a uma musica “intelecualizada”, mas acho q isso já acabou faz tempo, ou deveria ter acabado!

    grande blog!

    e vc não vai falar nada sobre o show do Tom Zé do dia 23? domingo passado? vc tava por lá hein Pedro!

    abração,
    maneco

  4. Pedro Alexandre Sanches Says:

    Ah, Guto, mas é que eu acho o Luiz Melodia tããããããããão importante… E, apesar de todos os pesares mtvísticos, ele está cantando tãããããão bem…

    Olha só, Josué, nós já temos também a MPC?!?! Brincadeira, acho que eu já tinha ouvido falar de passagem sobre essa iniciativa do “Extra”, e irei com certeza ao teu blog pra ver o que acontece por lá. De resto, concordo totalmente com você, e o maior (e talvez um dos mais divertidos) exercício(s) que tenho feito de uns tempos pra cá é não deixar de entender o Brasil pelos intermédios dos chicos buarques, como fui ensinado desde cedo a fazer, mas passar a entendê-lo também pelos intermédios apaixonantes dos odaires josés. Também penso como você quanto ao preconceito (desconfio que mais social e de classe que estilístico) por trás dessas questões, e me pergunto se tanto preconceito assim não seria… medo de… se apaixonar…

    Olá, Maneco, pois é, estou aqui pensando, matutando sobre falar desse assunto, como falar, ou mesmo SE falar (afinal, o Tom Zé me “proibiu” publicamente de fazê-lo – você também estava lá? -, né?, hahaha).

    Tem uma coisa que me deu susto hoje de manhã quando essa história virou “pop” por intermédio da Mônica Bergamo, e que também não arrisco afirmar na bucha porque não tenho nenhuma certeza, mas… Eu ouvi o T(…) Z(…) falar muita coisa nesse show de domingo, mas ele mandar o C(…) V(…) tomar no cu eu não ouvi, não. Você (se estava lá) ouviu?

  5. maneco Says:

    cara, eu ouvi, inclusive aplaudi efusivamente! hahahah! eu tava lá sim!

    ele ficou puto com o caê pq ele elogiou o disco de tom zé, mas se auto elogiando no meio da história! hahaha! pelo menos foi isso q eu entendi qd li o texto do blog do caetano (que deu ínicio a parada toda), e pela resposta do tom zé no show, q foi fodona, mas sabemos todos q rola uma mágoa, com certa razão, da parte de tom zé né?!

    caetano falou “Alegra-me muito que, ao fim e ao cabo, isso tenha algo a ver com nosso transamba aqui, nosso trabalhoso progresso.” e tom zé emendou no show “Nosso caetano? nosso oq? vai tomar no cú” ou coisa do tipo hehehe!

    abraço,
    ahhh…o Luiz melodia é mto sensacional pra ser ignorado pelo fato de ter feito um disco lançado pel MTV hein! aliás é um discão!

    http://umquetenha.blogspot.com/2008/11/luiz-melodia-especial-mtv-estao-melodia.html

    maneco

  6. Pedro Alexandre Sanches Says:

    Aaah, agora tô lembrando o contexto! Mas é ligeiramente diferente de mandar o cara tomar no cu direto, né?, hahaha.

    Nessa linha que você interpretou, de o CV se auto-elogiar no elogio a TZ (o que, bem, nem é tão descabido, né?), me chamou atenção um trecho da réplica do CV no site do TZ, olha que coisa:

    “Arrastei você para Sampa – e foram possíveis ‘Todos os olhos’ e ‘Estudando o samba’”.

    Tipo, quase como se o autor dos discos “Todos os Olhos” e “Estudando o Samba” fosse CV, e não TZ, né? Ô, ego!, hahaha.

    Aliás, acho que a Mônica Bergamo publicou umas partes mais “soft” da réplica do CV em território TZeano, na íntegra é mais, er, saboroso:

    ” [Caetano Veloso] [cveloso@attglobal.net]
    Tom Zé, eu não sou o grupo baiano. Eu sou eu. E você não precisa recusar um abraço meu para ser grato a quem o ajudou. Nos abraçamos muito nesses últimos anos. E quando o show do ‘Cê’ pintou você escreveu sobre ele. Agora escrevi sobre seu disco porque toco esse blog de feitura do meu e nele escrevo sobre tudo. Por que me proibiria de escrever sobre você? Tá maluco? Eu gosto de você. Não precisamos desses surtos de ressentimento. Não tenho nenhuma culpa em relação a você. Nem me sinto em dívida. Nem quero tomar você para mim. Chamei você em 1968. Arrastei você para Sampa – e foram possíveis ‘Todos os olhos’ e ‘Estudando o samba’. Você deve ter sentimentos confusos em relação à nossa história. Mas nunca você me disse nada semelhante a esse texto aí. O que me leva a crer que você joga para a platéia. Certa crítica e certo público amam que alguém me hostilize. Fico com você dizendo que meus braços são preciosos e irresistíveis. Um beijo para Neusa. Caetano”.

    Babado forte…

  7. maneco Says:

    Caraio!! esse Caê é um poço de vaidade mesmo…tá vendo, merece o xingamento! hahahaha

    olha, se vc for analisar a atitude de tom zé isoladamente, vai soar um grande exagero e o Caê fica de vítima, de bom rapaz…aquela onda q o tom zé falou sobre o disco dele q o byrne lançou, e o caê falou q não interessava e tal, foi bem bizarro…mágoa da porra!

    é rapá, babado fortissimo! hahaha!

  8. Edu Camargo Says:

    Bom, sempre odiei este termo em peso. Nunca vi coisa tão impopular na minha vida como esse bagúio de MPB.
    Pra mim, a maior prova de MPB que existe se chama Roberto Carlos. Ainda que ele tenha sido sarreado pr muitos irmãos da bossa nova, ninguém, na minha opinião, obteve o mesmo prestígio. Falem o que quiser, mas ele vai sempre ser um grande símbolo da música popular brasileira, independente de seu curso pelo rock e pelo soul, estacionando-se depois, na chamada easy listening, como eu classificaria a música dele.

    Tá aí um termo que nunca fez sentido para mim, e que jamais fará, a menos que seja atribuído às pessoas certas, e que têm identidade com o povo.

    Paz e música,

    Edu Camargo.

  9. Lu Says:

    “Realmente fica mais difícil entender o Brasil, se formos procurá-lo nas letras do senhor Chico Buarque, fica mais próximo da nossa realidade ouvir as poesias sociais de Odair José, ou prestar mais atenção no que vem das periferias do Brasil.
    abraços em todos.”

    Eu discordo. Ao menos porque existem muitos Brasis. Eu não sei do seu. Mas o meu, eu ouço nas músicas do Chico.

  10. Lu Says:

    Ah, e eu tô falando da perspectiva de uma mulher de 25 anos do sul do país e classe média. nem elite, nem periferia.

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